Os adolescentes possuem muitas incertezas sobre a escolha profissional e ter uma ajuda especializada nesse momento faz toda diferença.
Os pais envolvidos nos projetos de orientação para a escolha profissional, normalmente demonstraram grande desejo de que seus filhos sejam pessoas felizes e realizadas pessoal e profissionalmente, não medindo esforços para contribuir nesse processo.
Muitos profissionais chegam aos processos seletivos e de orientação de carreira frustrados com suas profissões e desejando recomeçar em outras áreas ou cargos para encontrar realização pessoal e financeira, além de sentido em seu trabalho.
Os adolescentes necessitam de apoio especializado para identificar e potencializar suas habilidades.
Adolescentes e jovens que estão se preparando para escolher a profissão e ingressar nos cursos técnicos/ faculdades.
Pessoas que vão prestar vestibular ou que desejam mudar de curso ou área de atuação profissional, mas ainda não decidiram ou querem ter certeza de qual profissão seguir.
É um momento muito importante e crucial no processo que visa à identificação dos motivos que levaram o adolescente a buscar pelo serviço de avaliação para orientação profissional, bem como a realização do levantamento inicial de seus desejos, incertezas, preferências profissionais, motivadores e expectativas quanto ao trabalho que será realizado. A entrevista também é um espaço para que o avaliado possa falar livremente sobre o que esse momento da escolha profissional tem representado na vida dele e obter algumas orientações da psicóloga.
Fase em que são realizadas as avaliações psicológicas, através do uso de testes certificados pelo CRP e desenvolvidos com a finalidade de mapear as diversas variáveis que envolvem o universo da escolha profissional, tais como maturidade, interesses, personalidade e habilidades do avaliado.
Após a apuração dos testes psicológicos e as informações obtidas na entrevista de mapeamento prévio, é elaborado o laudo da avaliação para a orientação profissional, onde os resultados de todo o processo são apresentados de forma detalhada. A reunião de devolutiva é o momento em que a psicóloga apresenta todas as informações apuradas no processo para o avaliado e, no caso do avaliado ser adolescente, também pode haver a participação de um responsável. Além da entrega do laudo, de acordo com o resultado obtido na avaliação, a psicóloga poderá fazer possíveis orientações e sugestão de encaminhamentos, visando sempre contribuir com o momento de escolha profissional do avaliado.
Um laudo detalhado com o resultado de todas as avaliações psicológicas realizadas, bem como as considerações específicas sobre cada aspecto relacionado ao processo de escolha profissional.
A identificação do campo de atuação profissional que mais se aproxima do seu interesse e a relação das principais profissões abrangidas para direcionamento.
O mapeamento de habilidades e traços de personalidade para apoio no processo de autoconhecimento e fortalecimento das áreas de interesse.
Maior conhecimento sobre seus desejos, personalidade, interesses, e identificação das áreas/ profissões mais voltadas para o seu perfil, preferências e objetivos.
Clareza das áreas/ profissões menos pontuadas para o seu perfil e interesses.
Informações técnicas que transmitirão segurança e subsídio para uma escolha profissional consciente e assertiva;
Porque ele é um processo conduzido por uma Psicóloga especialista na área de carreira, com 15 anos de experiência em programas voltados para o direcionamento de adolescentes para o mercado de trabalho e desenvolvimento de suas habilidades.
Todo processo de avaliação é realizado com a utilização de testes psicométricos direcionados especificamente para a análise dos aspectos de escolha profissional e são aprovados cientificamente pelo Conselho Federal de Psicologia – CFP, validados após amplos estudos de cientistas e especialistas do comportamento e aprovação de seus resultados.
A avaliação de orientação para a escolha profissional traçará um diagnóstico da maturidade do avaliado no momento da realização do teste, ou seja, o quanto ele está ou não preparado para realizar uma escolha profissional assertiva. Também aborda os seus interesses, projetando-o para as atividades em que ele deseja ou mesmo se imagina realizando no futuro profissional, além de apontar os campos profissionais mais voltados para suas habilidades e interesses, acompanhados de várias opções de profissões abrangidas por aquele campo de atuação.
Um fator amplamente abordado também na avaliação de orientação para a escolha profissional diz respeito ao autoconhecimento, já que os testes e a entrevista psicológica avaliam as competências e desejos do adolescente, além do seu conhecimento sobre si, as profissões e o mercado de trabalho.
Nesse caso é recomendado que ele faça o processo de orientação para a escolha profissional, pois nele são trabalhados todos os aspectos voltados para o conhecimento do mercado de trabalho, as profissões, seus campos e oportunidades de atuação, remuneração, bem como aspectos comportamentais demandados para cada grupo profissional.
O processo de orientação para a escolha profissional é indicado nas seguintes situações:
Para o seu caso temos um projeto de avaliação e orientação de carreira, que além de trabalhar os aspectos voltados para o mercado de trabalho e escolha profissional também contempla uma completa avaliação de perfil comportamental para contribuição com o processo de autoconhecimento, além de analisar o seu histórico profissional, alinhando com as novas expectativas de vida.
Clique no botão a direita da tela e fale diretamente com a consultora. Tire suas dúvidas e agende o seu melhorar horário
(027)-99904-0220 elisangela@elisangelarodrigues.com.br